Acadêmico fala sobre Barbacena e a História da Inconfidência Mineira

Edson Brandão

No dia 21 de abril, há 231 anos, no Campo da Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa, no Rio de Janeiro, era enforcado publicamente o alferes mineiro Joaquim José da Silva Xavier. A acusação para a condenação à pena de morte era tramar contra a Coroa Portuguesa, ou seja, contra o Governo Colonial. A Portugal naquele momento, interessava a cobrança de impostos sobre a atividade mineradora na Província de Minas Gerais que até então rendia fortunas incalculáveis à Europa durante quase um século, mas que não beneficiava em nada os brasileiros…

Há quem afirme que era uma revolta elitista…

Mas se era só feita por figuras importantes da época, por que então o popular Tiradentes que era apenas um alferes – equivalente hoje a um subtenente – foi o único a sofrer pena de morte?

Outras perguntas que muitos fazem:

– A chamada Inconfidência Mineira só aconteceu em Ouro Preto, Mariana, São João del Rei ou Tiradentes?

– E o que Barbacena tem a ver com este marcante episódio histórico?

– Tivemos barbacenenses envolvidos nessa trama?

Para nos contar um pouco mais sobre os detalhes dessa revolta, aqueles fatos que não aprendemos na escola e o que Barbacena ou os barbacenenses tem a ver com a data, vamos falar com Edson Brandão que é pesquisador de história regional, membro efetivo da Academia Barbacenense de Letras e correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São João Del Rei.