Doutora em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui o Curso de Especialização em Literatura Brasileira (PREPES) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Graduação em Letras pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena. Foi professora de Teoria da Literatura no Curso de Letras e de Língua Portuguesa no Curso de Comunicação Social da então Universidade Presidente Antônio Carlos. E professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Ensino Médio do Colégio de Aplicação na mesma instituição, e também no Centro Educacional Brasileiro.
É investigadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), e participa atualmente de dois projetos, “Portugueses de Papel” e “ As Mulheres e a Imprensa Periódica”. É integrante do grupo de pesquisas “Mulheres na Edição –CEFET” e do “Grupo de Pesquisa Letras de Minas/ Mulheres em Letras da FALE-UFMG”.
É membro efetivo da Academia Barbacenense de Letras, ocupando a cadeira nº1, cujo Patrono é o Padre-Mestre José Joaquim Correia de Almeida. E membro efetivo da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, cadeira nº 336, que tem como Patrona Maria Lacerda de Moura.
É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e ocupa a cadeira n.10, cujo patrono é Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.
Com diversas obras publicadas, é pesquisadora da literatura de autoria feminina e tem participado de diversos “Encontros Luso- Afro- Brasileiros – As mulheres e a Imprensa Periódica”, já realizados em Lisboa, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.
“Casa da Cultura” Ilustração de Waldir Damasceno no livro “Cores de Barbacena, uma viagem pela história da cidade”, página 113 (Cadeia Velha – década de 1930 / atual Casa da Cultura Municipal). Técnica: Aquarela/nanquim s/ papel debret – 56×37 cm – desenho e pintura a partir de foto
© 2023 – Academia Barbacenense de Letras