Sessão Especial da Academia Barbacenense de Letras lembrou o centenário de nascimento do Prof. Newton Siqueira de Araújo Lima.
Enquanto aqui nos trópicos, a entrada do mês de novembro prenuncia o verão com seus extremos de chuvas, calor, cores e festas. No velho mundo, em oposto, as cores se dissipam dando lugar para a neve, o cinza, os ventos gélidos invernais… Eis os mistérios das estações que se sucedem. Para os celtas era o Samhain, para os Cristãos, “o dia de todos os Santos”, foi assim que o acadêmico Edson Brandão iniciou sua saudação ao Professor Newton Siqueira de Araújo Lima. No primeiro dia de novembro, a Academia Barbacenense de Letras dedicou “a noite de Todos os santos” ao Centenário do fundador da cadeira número 32, Professor Newton Siqueira. Seu nascimento foi a 2 de novembro de 1923 e ele “se tornou encantado”, como dizia Guimarães Rosa, em 2018. Assim, unidas em um só propósito de homenagear este grande barbacenense, a Câmara Municipal de Barbacena e a ABL, receberam os acadêmicos, gente das letras e familiares do homenageado, com destaque para a Sra. Elza Quintão Araújo Lima, matriarca da família para a Sessão Especial do Centenário. Nas falas apresentadas em tom de discursos apologéticos, tanto Edson Brandão, sucessor do Prof. Newton, na Cadeira 32 da ABL, quanto Elza Candian, que representou os colegas do Professor no Banco do Brasil, os traços do homem e do intelectual foram realçados com fatos de sua biografia, a trajetória de sua família e uma análise breve, mas densa de sua obra memorialística.
A condução da Sessão, pelo Presidente, Prof. Rodrigo Geoffroy, a vice-presidente Dra. Angela Laguardia e o secretário Silvério Ribeiro, foi correta e emocionada. Na mesa dos trabalhos também o diplomático presidente do Poder Legislativo, Prof. Nilton César de Almeida. Dentre os acadêmicos presentes: Ricardo Salim, Luciano Alencar, Amarílio Andrade e o ex-presidente Paulo Roberto Maia Lopes. Anotadas também as presenças do Promotor José Maria Ferreira de Castro, Dra. Marta Imbroinise e Dr. Luiz Mauro Andrade, do Centro de Memória Belisário Pena, Prof. Geraldo Fonseca do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, do advogado João Roberto Gonçalves Souza, Dayse Gonçaves e Ana Luiza Gonçalves Souza. Colaborou: Edson Brandão
Reprodução da coluna de Idinando Borges publicada no Portal Barbacena Online em 04/11/2023