Conhecida sob o singelo pseudônimo de “Poetisa dos Ares”, Carla Lima Abreu Cruz nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Seguindo a origem dos pais, desde cedo habitou a terna Barbacena.
Dedicou-se de modo auto didático à escrita de poemas, trilhando com rítmicos versos um caminho que vem desde a infância e segue até os dias atuais, celebrando na poesia as graças que lhe fascinam e os inocentes sentimentos vivenciados na juventude.
Graduou-se Psicóloga pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) em 2010, tendo, no mesmo ano, publicado seus primeiros poemas na Academia Virtual de Letras e Artes da Reserva da Aeronáutica (RESERVAER). Além de poetisa, é titulada Especialista em Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e atua como servidora pública administrativa.
Em parceria ao Quarteto Literário de Barbacena, lançou seu primeiro livro “A um Sonho Feito em Fumaça…” em setembro de 2015 – eleito como o primeiro livro brasileiro de poesia Aeronáutica.
Seus poemas também tiveram participação na Coletânea Fantástica do Clube dos Literatos, tendo, logo em seguida, ampliado sua atuação artística, estendendo-a também à composição musical.
Jovem iniciante, porém, de rimas promissoras, tem despontado no cenário de seus conterrâneos, com publicações em jornais da cidade e plataformas culturais.
Carla ocupa a Cadeira número 15 da ABL, como segunda sucessora. A Cadeira foi fundada por João Ribeiro, cujo patrono é José Bonifácio de Andrada e Silva. Terezinha de Abreu Pereira foi a 1ª Sucessora.
“Casa da Cultura” Ilustração de Waldir Damasceno no livro “Cores de Barbacena, uma viagem pela história da cidade”, página 113 (Cadeia Velha – década de 1930 / atual Casa da Cultura Municipal). Técnica: Aquarela/nanquim s/ papel debret – 56×37 cm – desenho e pintura a partir de foto
© 2023 – Academia Barbacenense de Letras