Entre os dias 19 e 21 de setembro, Barbacena vai sediar o XXVIII Congresso Brasileiro de História da Medicina. Paralelamente, vai ocorrer o 9º Congresso Mineiro de História da Medicina, comemorando os 120 anos da psiquiatria em Minas Gerais.
O evento vai contar com palestras, mesas-redondas e conferências com médicos e especialistas de todo o Brasil. A programação será realizada na Faculdade de Medicina, no Hotel Senac Grogotó e no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena – CHPB/FHEMIG.
O Acadêmico Edson Brandão (Cadeira ABL número 32) é curador, junto com Patrícia Toledo, da Exposição “Os estandartes do Azylo Central”. A abertura da exposição está agendada para o dia 19 (quinta), às 13h, no CHPB-FHEMIG, Pavilhão Antônio Carlos, que fica na Praça Presidente Eurico Gaspar Dutra, 374, no bairro Grogotó.
Já o Acadêmico Geraldo Barroso de Carvalho (Cadeira ABL número 13) é o apresentador da conferência “As doenças dos escravos”, que será apresentada no dia 20 de setembro (sexta), a partir das 11h30. Os coordenadores da conferência são os médicos José Carlos Serufo e Luiz Mauro Andrade. Na oportunidade será lançado o livro “Uma visão sobre as enfermidades dos negros”, num estudo crítico da obra de 1776, do médico francês Jean Barthèlemy Dazille.