Com três espaços e programação extensa de 12 a 15 de junho acontece a FLIJF – Feira e Festival Cultural, na cidade de Juiz de Fora, a 100 km de Barbacena. Dois membros da Academia Barbacenense de Letras foram convidados para participar da FLIJF, José Geraldo Heleno (foto acima) e Ricardo Salim.
Todas as apresentações, lançamentos e palestras foram divididos em três pontos culturais dentro da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, na Praça Doutor João Penido, 48 (Praça da Estação), no centro. A entrada é franca para toda a programação.
Na abertura, quinta (12), a partir das 18h, José Geraldo Heleno (Cadeira 26, ABL) faz uma exposição de fotografias convidando para um mergulho na beleza da Mata Atlântica. O escritor José Geraldo Heleno mostra suas aventuras pelo mundo da fotografia com recortes resultantes de sua imersão em ambientes da Mata Atlântica. Em 2021, Heleno foi premiado pelo programa da USP 60+.

No sábado (14), Ricardo Salim (cadeira 07, ABL) estará no Espaço do Autor lançando seu livro de crônicas “Eu e Eles antes do Apocalipse”. Lançado em Barbacena no mês de março deste ano, o livro de Ricardo Salim caminha para a terceira tiragem, ultrapassando mil exemplares em menos de quatro meses. “Eu e Eles antes do Apocalipse” traz a seleção de 27 crônicas escritas durante o ano de 2024. O livro é dividido em duas partes: primeiro com as crônicas escritas em primeira pessoa, “Eu”. Em seguida, as crônicas com personagens sutilmente criados, são “Eles”. De forma bastante descontraída, inventariando o cotidiano, as crônicas conseguem temperar a imaginação e a autenticidade. O leitor é levado a sorver as histórias que se confundem, muitas vezes, com suas reminiscências.