Evandro Aléssio Rodrigues Pereira

Evandro Aléssio Rodrigues Pereira é filho e Orozimbo Rodrigues Pereira Filho e de Nair de Paula Rodrigues Pereira. Nasceu na cidade de Ponte Nova -MG, mas com menos de um ano de idade veio para Barbacena, quando seu pai foi transferido para o Banco do Brasil desta localidade. Embora se considere barbacenense de coração, o carinho que sente pelas duas cidades o faz se autoproclamar como possuidor de “dupla nacionalidade mineira”

Em 1981, aos dez de idade, foi estudar no Instituto Missionário São Miguel, localizado em Antônio Carlos, Minas Gerais. Sua turma se tornaria a última a existir naquela tradicional escola, conhecida na região como Borda do Campo.

Em 1989, tornou-se aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas-SP. No ano seguinte, seguiu para a Academia Militar das Agulhas Negras, onde permaneceu como cadete até o início de 1991.

Em 1992, ingressou no curso de Odontologia na Fundação Osvaldo Aranha, em Volta Redonda-RJ. Formou-se em 1996, e, no ano seguinte, ingressou como oficial da Marinha do Brasil, trabalhando na Odontoclínica Central da Marinha e no Presídio da Marinha, no Rio de Janeiro – experiência que julga ter sido muito importante em sua vida, por ter tido acesso a histórias das mais impressionantes.

Ainda em 1997, foi aprovado em um concurso para o quadro de Oficiais Dentistas da Força Aérea Brasileira. Serviu em Recife e Salvador antes de conseguir sua transferência, em 2005, para Barbacena, na EPCAR, local onde trabalhou até o final de 2020.

Na área literária, em 2007, após oito anos de pesquisa, publicou seu primeiro livro, “Inteligência Alimentar”. No ano seguinte, foi a vez de um livro de bolso, o ensaio: “A Energia do Silêncio e o poder de concentração dos segredos não revelados”, traduzido para cinco idiomas. Em 2010, concluiu o projeto de um livro de poesias e fotografias, de título: “O Queijo e o Beijo de Minas”. Tal livro não pôde ser publicado devido ao alto custo de produção e pela falta de patrocinadores que aderissem ao projeto. Em 2011, publicou seu primeiro romance, “Pin”, cujo cenário é o citado colégio que estudou na infância, a Borda do Campo.

Em 2013, tomou posse na Academia de Barbacenense de Letras, na cadeira de número 31, que tem como patrono o escritor Guimarães Rosa e cujo fundador foi o reconhecido médico barbacenense, Homero Goyatá.

Em 2014, Evandro Aléssio fundou o “Quarteto literário”, um grupo de quatro escritores que, em conjunto, realizou um lançamento de livros, no dia 19 de setembro de 2015. “O poeta de Gastropinelândia” é o livro de poesias com o qual o autor participou desse evento.

O livro “A Menina e o Trem”, publicado em 2023, é seu segundo romance e sofreu forte influência de uma série de entrevistas realizadas por Leliene Rodrigues, Greg Tillman e por ele, no ano de 2008, e que teve como alvo a comunidade ligada à história do Hospital Colônia, na cidade de Barbacena.

Evandro Aléssio é casado com Carla Pedroso, é pai do Pedro Humberto e, atualmente, é Tenente Coronel exercendo a função de Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, localizada no Campo do Afonsos, no Rio de Janeiro.