Áurea Luíza Campos Vasconcelos (Cadeira número 34 da Academia Barbacenense de Letras)
Feliz aniversário, Barbacena! Que a trajetória histórica iniciada em 14 de agosto de 1791, ao ser elevada à categoria de Vila, justamente por se encontrar geograficamente bem localizada, tornando-se merecedora de todas as prerrogativas que este título lhe conferiu, não seja jamais esquecida ou maculada a ponto de não mais fazer jus aos atributos de “ mui nobre e leal”!
Feliz aniversário, Barbacena! Que sua presença vanguardista nos idos de 1821, representando importante papel na luta pela independência, tão logo concretizada, possa nos garantir a tranquilidade que hoje sonhamos de que, com a mesma garra, saberá se defender de tudo e de todos que queiram burlar a liberdade, a ordem e o progresso de nossa sociedade.
Feliz aniversário, Barbacena! Que a lembrança de grandes nomes que aqui nasceram ou aqui escolheram para viver, contribuindo de forma digna e honrosa para seu desenvolvimento político, social, econômico e cultural, seja o farol guardião da ética e dos valores a guiar todos os responsáveis por nossos destinos na atualidade.
Feliz aniversário, Barbacena! Que a responsabilidade de trazer contigo o legado da fé e das tradições não se esmoreça jamais. A elas estão atrelados os compromissos com a moralidade, com a verdade e com os apelos humanitários destinados sobretudo, a uma juventude prestes a enfrentar o futuro.
Feliz aniversário, Barbacena! Que a beleza dos verdes campos que lhe circundam, acompanhando as formas onduladas da Mantiqueira que lhe servem de berço, agasalhada por um inigualável céu azul continue cativando forasteiros que aqui cheguem, deixando – os inebriados como o foram Emerick Marcier, Georges Bernanos, ou Sério Benini, ao retratar seus encantos para o mundo através de pincéis ou palavras.
Feliz aniversário, Barbacena! Que ao se enfeitar essencialmente com um dos mais belos poentes já vistos e se perfumar com o aroma de suas rosas possa, através das cores, atrair um novo olhar para si, perpetuando-as em suas praças e ruas como parte de um modelar paisagismo urbano.
Feliz aniversário, Barbacena! Lendária, venerada por sua gente que numa incontida emoção, deseja celebrar esta data, entendendo que reconhecer o que tem sido feito, despertar desafios, apregoar sugestões, estimular a atenção para metas especiais, serão sem dúvida, as melhores e mais sinceras homenagens que podem lhe ser prestadas.
Feliz aniversário, Barbacena querida! Sonhe e realize! Sempre isenta, fiel e abençoada!
Áurea Luíza Campos Vasconcelos é a fundadora da Cadeira número 34 da ABL, cujo patrono é José Rodrigues Valle