A tradição de Barbacena é preservada de uma forma esplendorosa nas letras da Acadêmica Maria Eugênia Tollendal e sua obra “Uma Tríade Histórica”. Maria Eugênia vai envolvendo o leitor em três histórias que se desenvolvem em torno de um quarto personagem, seu pai, o médico Theobaldo Tollendal, que aparece sempre nas entrelinhas. Maria Eugênia utiliza sua memória vinda das reminiscências de sua aurora para contar, com riqueza de detalhes as vidas de George Bernanos, Emeric Marcier e Hubert Studenic. Contextualiza suas vidas, seus anseios e suas trajetórias. Todos vindos da Europa, fugindo da Guerra e que encontraram um porto seguro na Barbacena conceituada pela escritora como uma cidade que “sempre teve no palco político-social um papel de moderação e equilíbrio, de prudência e polidez desconfiada, usando um modo contornado de dizer não e fundindo seus defeitos e virtudes num profundo barroquismo religioso”.
A Tríade Histórica que conta, em capítulos, as passagens de Bernanos, Studenic e Marcier por Barbacena será lançada nesta quarta-feira, primeiro de maio, às 17h, no Espaço Cultural da Fundação Porphyria (Av Bias Fortes, 603, centro). O lucro da renda da venda dos livros será revertido para o Núcleo do Câncer Santa Terezinha, em Barbacena.
Maria Eugênia Tollendal é membro da Academia Barbacenense de Letras, ocupando a Cadeira número 29. Odontóloga de profissão, Professora aposentada da UFJF, foi na arte e na cultura que Maria Eugênia se encontrou. Ganhou conhecimento formando-se também em Filosofia, Teologia e Psicobiologia. Especializou-se com cursos na França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.
SOBRE O NÚCLEO DO CÂNCER – O Núcleo do Câncer Santa Terezinha foi fundado por Amarílio Augusto de Andrade em 03 de setembro de 2001, inspirado em Dom Luciano Mendes de Almeida, que foi o seu primeiro conselheiro, juntamente com os Desembargadores Reinaldo Ximenes Carneiro e Caetano Levi Lopes.
Atualmente o Núcleo ajuda pacientes com empréstimos de cadeiras de rodas, de banho, muletas, andadores, camas hospitalares, medicamentos etc. Em uma luta incansável de seu Fundador Amarílio Augusto de Andrade, foi construído o 1º módulo do centro de atendimento multiprofissional aos portadores de câncer “Santa Terezinha”, cuja a obra foi entregue ao município em 27 de dezembro de 2019.
O Núcleo atender pessoas portadoras de câncer, com serviços multiprofissionais (dentista, nutrição, serviço social, enfermagem, suturas, curativos, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia).