Lucilene Zonzin

  1. LUCILENE ZONZIN é professora de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira, graduada em Letras (Português-Francês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Mater Divinae Gratiae”, da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), de Barbacena, pós graduada em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e em Metodologia do Ensino Superior (Convênio SEEMG e UNIPAC). Membro Efetivo-Fundador da Academia Barbacenense de Letras (ABL), ocupante da cadeira nº 14, tendo como Patrono o renomado Poeta, Escritor, Cronista, Dr. Durval Nascimento, cuja apologia foi publicada no Anuário da ABL, edição 1995/1996, PP. 56 a 63.
  2. Poeta, Cronista, Pesquisadora. Seu nome consta na Enciclopédia de Literatura Brasileira, em verbete próprio, no Volume II, 1071 e 1379, do Ministério da Educação, FAE, Oficina Literária Afrânio Coutinho (OLAC), Rio de Janeiro, 1990.
  3. Lecionou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira nos Cursos de Letras e de História, da Faculdade de Filosofia da UNIPAC e nos cursos de Administração de Empresas e de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas, também da UNIPAC. Lecionou ainda na Escola Estadual “Embaixador José Bonifácio” (Escola Normal), Escola Estadual “Professor Soares Ferreira”, Escola Estadual “Amílcar Savassi”, Colégio de Aplicação da UNIPAC e Colégio PROMOVE (já extinto).
  4. Desempenhou funções burocráticas e pedagógicas junto à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Barbacena por mais de 30 anos, estando aposentada desde 1997.
  5. Em 19 de julho de 1998, proferiu, na ABL, a palestra “MACHADO DE ASSIS- O Artista e sua Obra Noventa Anos Depois”, quando das homenagens a ele prestadas pela Academia, relembrando seu falecimento em 29/09/1908.
  6. Em 22 de março de 2018, na ABL, apresentou pesquisa sobre “A Poesia na Literatura Brasileira”, em homenagem ao Dia de Castro Alves e da Poesia, ocorrido em 14 de março. Em sua abordagem, tratou dos primórdios dessa forma de manifestação literária até atualidade, enriquecendo o enfoque com variados exemplos de Poesias e de grandes autores e concluiu com a leitura de textos de Poetas da ABL.
  7. Em épocas diversas e em várias edições, publicou Poemas e Crônicas em jornais, revistas e antologias, tais como: Jornal da UNIPAC, Ano I, maio de 1998, p. 4; Cidade de Barbacena; Correio da Serra; A Época; Painel da Penha; Revista “O Ponto”, Fortaleza, CE, 1982, nº 9, ano II, p. 15; Antologia “A Nova Poesia Brasileira”, 1985, Shogun Editora e Arte, RJ, p. 72; Anuários da Academia Barbacenense de Letras-1982 a 2002.
  8. Participou dos seguintes concursos literários: Concurso de Poesias da II Semana de Letras, Artes e Cultura (LAC), promovido pelo Curso de Letras da Faculdade de Filosofia da UNIPAC, 1º lugar, com o poema “Desencontro”, 1974. Concurso de Poesias em Francês (Poèsies em Français), promovido pelo Curso de Francês da Faculdade de Filosofia da UNIPAC, concorrendo com doze poemas, obtendo o 1º lugar, conquistando o” Prix Georges Bernanos”, 1975, III LAC.
  9. MEDALHAS E CONDECORAÇÕES:

1963 – Medalha “Embaixador José Bonifácio” – 1º lugar- maior conjunto de notas ao   término do Curso de Formação de Professores da Escola Estadual “Embaixador José Bonifácio”;

2016 – Comenda “Álvaro Jabour” – evento promovido pela Prefeitura Municipal de Barbacena e Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em comemoração ao Dia da Vitória (08 de maio).

OBS.: Menções Honrosas recebidas das diversas turmas de alunos das entidades estudantis onde desempenhou suas funções como professora, em épocas diversas, por ocasião de suas formaturas.

  1. Como trabalho universitário, em 1975, por ocasião da III LAC (Semana de Letras, Artes e Cultura) promovida pelo Curso de Letras da Faculdade de Filosofia da UNIPAC, lançou o livro de versos em Português e Francês. “POEMA MULHER E SOLIDÃO”, divulgado apenas no meio estudantil, quando dele fazia parte.
  2. Por longos anos desempenhou as funções de Secretária da Academia Barbacenense de Letras (ABL).
  3. Como MEMBRO CORRESPONDENTE pertence às seguintes Academias:
  • Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni;
  • Academia Anapolina de Filosofia Ciências e Letras.

Barbacena, 03 de março de 2023.