Maria da Glória Bittar de Castro Pereira, a Gogoia, nasceu em Barbacena nos idos de 1966, filha de Urias e Suria, casada com Osvaldo e mãe de Ana Clara.
Formada em Direito, desde cedo demonstrou grande interesse pelo setor cultural. Administrou durante muitos anos o extinto Cine Theatro Apollo. Ingressou na Academia Barbacenense de Letras para ocupar a cadeira de número 08 em 30 de setembro de 1990. Na vida publica ocupou o cargo de Presidente da Fundac (cultura) e ocupou o cargo de Presidente da Empresa Municipal de Turismo de Barbacena – Cenatur, (turismo). Ocupou o cargo do Presidente da Agir – Agencia de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (cultura, turismo e desenvolvimento econômico). Nos últimos vinte anos trabalhou como produtora de eventos na Gloria Produção Cultural Ltda, firma de sua propriedade, atuando em Barbacena e em outras cidades. No ano de 2022 transferiu a operação de sua empresa e vai se dedicar a alguns projetos especiais como consultora na área de eventos e vai retomar suas atividades literárias e culturais.
“Casa da Cultura” Ilustração de Waldir Damasceno no livro “Cores de Barbacena, uma viagem pela história da cidade”, página 113 (Cadeia Velha – década de 1930 / atual Casa da Cultura Municipal). Técnica: Aquarela/nanquim s/ papel debret – 56×37 cm – desenho e pintura a partir de foto
© 2023 – Academia Barbacenense de Letras