Foi lançado na manhã de sábado (30/11) o número 84 da Revista da Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte, na sede da AML. De acordo com publicação na página da Academia, “o número 84 conta com dois dossiês temáticos especiais. O primeiro, organizado por Rogério Faria Tavares, ganhou o nome de “Literatura e Cidade natal”, e explora as relações entre importantes escritores mineiros e os municípios em que nasceram. Composto por doze ensaios, retrata as relações entre Drummond e Itabira, Nava e Juiz de Fora, Helena Morley e Diamantina, Adélia Prado e Divinópolis, Darcy Ribeiro e Montes Claros, Dantas Mota e Aiuruoca, Lina Tâmega Peixoto e Cataguases, Belo Horizonte e Fernando Sabino, Belo Horizonte e Conceição Evaristo, Curvelo e Lúcio Cardoso, Barbacena e Maria Lacerda de Moura, e Carolina Maria de Jesus e Sacramento”.
“O segundo dossiê homenageia os oitenta anos de Chico Buarque de Holanda, e é composto por treze textos. Eles examinam a obra de Chico sobre diferentes pontos de vista, ampliando e diversificando ainda mais a já rica fortuna crítica existente sobre a sua produção”, completa a publicação da AML.
O texto desenvolvido sobre Maria Lacerda de Moura é de lavra da vice-presidente da Academia Barbacenense de Letras, Angela Maria Rodrigues Laguardia.
Acesse a revista número 84 da AML: https://academiamineiradeletras.org.br/revistas/ano-103-v-84-2024/