Será lançada nesta quinta-feira (25/05) a edição número 83 da Revista da Academia Mineira de Letras (AML). A solenidade está agendada para às 20h, na sede da AML, Rua da Bahia, 1466, centro, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Destaque para um dossiê organizado por Ana Elisa Ribeiro e Rogério Faria Tavares, com 11 textos que abordam 14 poetas mineiros contemporâneos.
Entre os trabalhos de pesquisa temos Angela Laguardia, Cadeira Um, da Academia Barbacenense de Letras, que escreveu sobre a poeta de Cataguases Lina Tâmega Peixoto. Lina Tâmega foi editora da revista Meia-Pataca nos anos de 1940, tendo vivido e falecido em Brasília/DF. Angela Laguardia tem um vasto trabalho de pesquisa sobre a obra e vida de Lina Tâmega.
A Revista da Academia Mineira de Letras será disponibilizada na versão digital a partir de sexta-feira (26/05), na página da AML (https://academiamineiradeletras.org.br/).
POSSE – No mesmo dia do lançamento da Revista da AML (quinta, 25/05), ocorrerá a posse do novo presidente da Academia Mineira de Letras, Professor Jacyntho Lins Brandão, substituindo o jornalista Rogério Faria Tavares.
REVISTA DA ACADEMIA BARBACENENSE DE LETRAS – Depois de mais de 20 anos, a Academia Barbacenense de Letras está preparando a publicação de seu Anuário. De acordo com edital, o lançamento está previsto para outubro deste ano (2023). Uma comissão foi nomeada para organizar os artigos.
LINA TÂMEGA PEIXOTO
NÃO É PEDRA A MEMÓRIAEscrevo debruçada na mesa
como se alinhavasse
o espaço
aos atavios do ermo.Preciso alvorecer o esquecimento
empilhado na estante como um livro
em que se vai lendo lenta
a flora da alma imaginária.Enquanto vou tangendo de dádivas
as vozes
e ser o silêncio um horrível
escarcéu recomposto
a palavra cai na água do copo
já não é pedra a memória.