Newton Siqueira de Araújo Lima

Natural de Barbacena, Newton Siqueira de Araújo Lima, nasceu no dia 2 de novembro de 1923.  Fez o curso primário no antigo Grupo Escolar, atual Escola Estadual Bias Fortes e o preparatório para o curso secundário com a Professora Francisca de Oliveira. Estudou no antigo Ginásio Mineiro de Barbacena, atual Escola Estadual Prof. Soares Ferreira e no Colégio Agrícola Diaulas Abreu, atual Instituto Federal. Formou-se técnico em contabilidade pelo Colégio Comercial Plínio Alvarenga e licenciou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia Mater Divinae Gratiae, da Fundação Presidente Antônio Carlos, de Barbacena. Posteriormente, lecionou na FUPAC e no Colégio de Aplicação. Foi secretário municipal de Educação e Cultura de 1986 a 1988.

Atuou no Banco do Brasil, desde 1945, chegando à gerência da agência local, também a exercendo a gerência do Banco Sul Brasileiro.

Desde jovem dedicou-se aos estudos de literatura e língua portuguesa, mas concentrou seus esforços intelectuais na pesquisa da História do Brasil, com foco especial na história de Barbacena.

Foi colunista em diversos jornais locais e mantinha até poucos meses antes de seu falecimento, em 29 de janeiro de 2018, uma coluna eletrônica denominada “Observatório”. Principais obras publicadas: “Crônicas de Viagem” (1990), “A Irmandade e a Igreja da Boa Morte” (2004), “Educação e Civismo” (2006) e após anos de  pesquisas reuniu em dois volumes a série “O Patrono de sua rua”, resgatando as biografias de dezenas de personalidades de todas as épocas que e dão nome às ruas de Barbacena. O primeiro volume foi lançado em 2013 e o segundo volume, em 2015.

Foi sócio-fundador do Lions Clube de Barbacena e ex-governador do Distrito. Além da Academia Barbacenense de Letras, era membro da Academia Anapolitana de Ciência e da Academia Mineira de Leonismo.