Noite ABL e Guimarães Rosa

Rodrigo Tostes Geoffroy, Presidente da ABL, e a palestrante Rita Felix
Marcus Vinícius Cruz Machado, Maria Eugênia Tollendal, Rita e Ricardo Salim

Na noite do dia 21 de setembro de 2023, aconteceu, no salão da Fundação Porphyria e José Máximo de Magalhães, a reunião ordinária festiva da Academia Barbacenense de Letras. Com o tema “Para Ler Guimarães Rosa”, a barbacenense, professora e pesquisadora, Rita Felix Fortes brindou os convidados com uma exposição didática acerca das nuances roseanas, destacando pontos seminais na tecitura de suas obras, sobretudo de Grande Sertão: Veredas.

Maria da Glória, Maria Eugênia e Rita – homenagem !

Rita pontuou questões ligadas ao título do romance, aos principais personagens e à trama, considerando as intrincadas relações estabelecidas por esses.

Maria Eugênia, Rodrigo, Maria da Glória e Angela Laguardia

Também, destacou, de modo especial, o pacto com o diabo, revelado no texto, aludindo a Fausto, de Goethe, ao passo que, em igual maneira, chamou a atenção para outros intertextos seminais, concorrentes no registro das mensagens almejadas por Guimarães Rosa.

Os Tollendal: Ângela, Marcos e Maria Eugênia
Rita Fortes e Áurea Vasconcelos Grossi

Felix atingiu o objetivo a que se propôs, pois que, de fato, seduziu, encantou e instigou o debate e a reflexão dos presentes que se manifestaram sobre vários pontos de inflexão, entranhados na Obra Máxima do Sertão Mineiro! Na realidade, o sertão de Rosa é um sertão psicológico que, para além de projetar a persona do sertanejo extramuros, firma-se como lócus para desencadear a reflexão necessária, concernente à luta universal do homem. Noite magistral!  Coluna de Idinando Borges publicada no Portal Barbacena Online