Texto de Áurea Luíza Vasconcelos proferido na Sessão do Rotary Clube Barbacena, no dia 10 de outubro, em alusão ao aniversário de José Cimino, membro da Academia Barbacenense de Letras
Caro aniversariante, Companheiro Cimino, inicio minha homenagem com este seu poema, intitulado “ O SER”
Existo pensando
E penso existindo
O que é ser?
O que é existir?
Que diferença há,
Se o ser existe
E o existente é ser?
Mas no recôndito dos dois
O mistério mora,
Fascínio do meu ser pensante.
É neste poético jogo de palavras que nosso aniversariante se auto define. Um ser pensante fascinado pelos mistérios do ser e do existir. Um fascínio que se revela em toda sua conduta de vida, e que o torna cativante, admirável, respeitado e amado por todos nós, amigos que vivemos a ventura de seu convívio.
Uma personalidade exemplar que na gratuidade da existência, se deixa levar pelo fluir da vida em todas as suas manifestações, permitindo que sua sensibilidade se envolva para além da materialidade. Reconhecendo -se na condição de ser e existir, expressa sua gratidão ao Criador através de permanentes cuidados consigo próprio.
Neste mesmo contexto, desenvolve alto nível de intelectualidade como um cultor da arte e da cultura. O caminho artístico é provocador e todas as provocações o sensibilizam. Nesta trajetória, diante do belo, em um infinito instante, ele dá vida à poesia…
Diante das memórias da infância, em sua terra natal, busca Juca Alvorada para narrar a trama novelesca onde personagens reais e fictícios, se envolvem entre as forças do bem e do mal….
O teatro, outro devaneio, com a peça Paixão e Morte do Planeta Terra…
A música, erudita ou não, é elemento integrante do ar que respira em seu cotidiano. Há que se observar o encantamento e a emoção que o move ao se referir a qualquer uma delas… ou a rodopiar pelos salões com um prazer da mobilidade sem igual!…
Este ser pensante testemunha que a fé o aproximou da religiosidade e da espiritualidade. Embora conceitos diferenciados, são substancialmente muito fortes. Afinal ambos reverenciam a vida , manifestando – se na prática.
Os conhecimentos filosóficos e teológicos levaram – no a pensar o cosmos e o homem, à luz do ser, resultando numa monumental obra de 572 páginas cuja tese se apoia em profundas investigações ontoantropológicas. Nelas se condensam um chamado ao viver com sentido… um chamado à escutar os apelos de sua própria essência, entendidos como pensamento divino objetivado…um recado de que “ o agir humano, nas suas relações interpessoais, é a face visível da sua moralidade interior”.
Caro companheiro Cimino, que vida pródiga e maravilhosa!
Quanta sabedoria envolve este tempo! No aprisco do Senhor vc tem sido a ovelha exemplar, seja nos bons ou difíceis momentos! Nele, aprendemos o quanto “devemos participar das aspirações que com tanta força, nos faz sentir a imensidade do mundo, a grandeza do espírito e o valor sagrado de toda verdade nova”.
Nosso agora é um momento de alegria e festa. Por isto, em tom menos formal e mais descontraído, gostaríamos de lembrar alguns flashes de maior leveza da personalidade de nosso aniversariante e que não deixam de ser também relevantes: é notória sua postura ao caminhar pelas ruas de Barbacena, tendo sido unanimemente eleito o pisar mais elegante da cidade, elegância esta que se estende ao trato pessoal e aos ritmos de dança, lazer que muito lhe agrada; outra virtude está no conhecimento do café, do grão à xícara. Não se arrisca a saborear qualquer um. Defende sempre sua qualidade. Um perfeito sommelier do café e também do vinho! Enófilo por dedicação! É bonito ver seu entusiasmo diante dos melhores vinhos, falando de qualidade, origem, aromas e sabores. Sem esquecer da harmonização que otimiza qualquer degustação. É também, um amante da boa gastronomia. A culinária não lhe oferece segredos. Sobretudo na arte de fazer pães artesanais. Imbatível!
Nosso companheiro é realmente detentor de uma vida multívoca. Professor por ideal, chefe de família por respeito e dedicação, exercendo uma amorosa paternidade, poeta, autor de novela e peça teatral, pesquisador, filósofo e ainda bem sintonizado com as tecnologias modernas.
Nós , seus amigos e familiares, ao celebrar estes 95 anos de excepcional existência ,orgulhosos e juntos o abraçamos num gesto de gratidão por tê -lo conosco, desejando sua eterna felicidade.
– Continue a descobrir, no mundo e na vida, fontes infinitas de enriquecimento!
– Permaneça sendo o autor de sua própria história para que sempre encontre um oásis no recôndito de sua alma.
– Continue vivendo intensamente o aconchego familiar ao lado de seus filhos Wallace e William e de sua doce esposa Sônia.
– E a cada manhã, agradeça a Deus pelo milagre da Vida!
Caro companheiro Cimino, que seus dias sejam plenos de uma PAZ silenciosa e que ela ilumine seus caminhos permitindo -lhe existir e ser imensamente FELIZ!