No dia 29 de junho de 1984, em sua Terra Natal, foi Ordenado Presbítero por Dom Oscar de Oliveira. Iniciou seu Ministério como Pároco em Ponte Nova, Amparo do Serra e Oratórios concomitantemente. Em 1986 foi nomeado Pároco de Nossa Senhora da Piedade em Barbacena, onde atuou como Vigário Episcopal e membro dos Conselhos de Pastoral e Presbiteral da Arquidiocese. Atualmente exerce seu ministério como Pároco de Santa Rita de Cássia, em Viçosa, MG.
Escritor e poeta, com duas de suas obras publicadas, “Mensagens de Vida e Esperança”, Brasília, CNBB, 1994 e “Juntos no Caminho”, São Paulo, Edições Loyola, 1999. Membro da Academia Barbacenense de Letras, posse, Cadeira 19, em 18 de dezembro de 1994.
Autodescrição:
Uma alegria: Ser cristão, católico e sacerdote.
Um desafio: Alcançar quem ainda não conhece Jesus Cristo, no sentido de amá-Lo e seguir seus ensinamentos.
Livro de Cabeceira: A Palavra de Deus.
Expectativas para o futuro: Doar tudo de mim a Cristo, por meio de Sua Igreja, a começar dos mais vulneráveis e esquecidos.
Missão do Padre: Não se deixar vencer por quaisquer abalos que afetam a humanidade, pois a vida não é só aqui. Envidar esforços para alterar o que ameaça o inviolável dom da vida. É seu papel defender o respeito à natureza, iluminando a ecologia com a ética cristã, pregar e insistir no perdão, na reconciliação e na harmonia entre os povos, vencendo os conflitos, pois nada justifica a guerra. Lutar pela justiça social, pois sua ausência tem causado riscos à paz e serenidade da família humana. Para superar a fome e a miséria, lutar pela partilha e assim o fazer, procurando viver uma vida modesta, sem ambições financeiras, praticando a partilha, para implementar uma ação social que resgate a dignidade da Pessoa Humana.
“Casa da Cultura” Ilustração de Waldir Damasceno no livro “Cores de Barbacena, uma viagem pela história da cidade”, página 113 (Cadeia Velha – década de 1930 / atual Casa da Cultura Municipal). Técnica: Aquarela/nanquim s/ papel debret – 56×37 cm – desenho e pintura a partir de foto
© 2023 – Academia Barbacenense de Letras