Padre Paulo Dionê Quintão

Nascido aos 19 de março de 1958, em Abre Campo, MG, sendo seus pais Sebastião Quintão Filho e Ambrosina Mendes Quintão. Em Abre Campo cursou o Ensino Fundamental, e seguiu para Seminário Menor de Mariana, onde fez o Ensino Médio. Em seguida, graduou em Filosofia e Teologia no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana.

No dia 29 de junho de 1984, em sua Terra Natal, foi Ordenado Presbítero por Dom Oscar de Oliveira. Iniciou seu Ministério como Pároco em Ponte Nova, Amparo do Serra e Oratórios concomitantemente. Em 1986 foi nomeado Pároco de Nossa Senhora da Piedade em Barbacena, onde atuou como Vigário Episcopal e membro dos Conselhos de Pastoral e Presbiteral da Arquidiocese. Atualmente exerce seu ministério como Pároco de Santa Rita de Cássia, em Viçosa, MG.

Escritor e poeta, com duas de suas obras publicadas, “Mensagens de Vida e Esperança”, Brasília, CNBB, 1994 e “Juntos no Caminho”, São Paulo, Edições Loyola, 1999. Membro da Academia Barbacenense de Letras, posse, Cadeira 19, em 18 de dezembro de 1994.

Autodescrição:

Uma alegria: Ser cristão, católico e sacerdote.

Um desafio: Alcançar quem ainda não conhece Jesus Cristo, no sentido de amá-Lo e seguir seus ensinamentos.

Livro de Cabeceira: A Palavra de Deus.

Expectativas para o futuro: Doar tudo de mim a Cristo, por meio de Sua Igreja, a começar dos mais vulneráveis e esquecidos.

Missão do Padre: Não se deixar vencer por quaisquer abalos que afetam a humanidade, pois a vida não é só aqui. Envidar esforços para alterar o que ameaça o inviolável dom da vida. É seu papel defender o respeito à natureza, iluminando a ecologia com a ética cristã, pregar e insistir no perdão, na reconciliação e na harmonia entre os povos, vencendo os conflitos, pois nada justifica a guerra. Lutar pela justiça social, pois sua ausência tem causado riscos à paz e serenidade da família humana. Para superar a fome e a miséria, lutar pela partilha e assim o fazer, procurando viver uma vida modesta, sem ambições financeiras, praticando a partilha, para implementar uma ação social que resgate a dignidade da Pessoa Humana.