Palestra sobre o Poder das Palavras abre temporada 2024

Cláudia e o Poder das Palavras

A Academia Barbacenense de Letras e a Fundação Porphyria estão fazendo uma parceria que concentra esforços para divulgar a literatura e a cultura de Barbacena. Em breve, no mês de março, esta parceria promoverá o Festival Literário de Barbacena – FLIBA 2024. Mas a abertura da temporada 2024 de eventos promovidos em conjunto pelas duas instituições foi neste sábado (24/02) com a palestra “O Poder das Palavras”, de Cláudia Chaves Martins Jorge.

Após a palestra, o Acadêmico Ricardo Salim e o Presidente da Arcádia, Rodrigo Geoffroy levaram algumas explicações sobre o Festival Literário. O Professor Vinícius Cruz Machado, presidente do Conselho Administrativo da Fundação Porphyria também usou a palavra para contextualizar os caminhos traçados pela fundação nos últimos anos, com a verve cultural definitivamente inserida em seu estatuto.

O acadêmico Ricardo Salim, da equipe de organizadores do Festival Literário de Barbacena
Rodrigo Tostes Geoffroy, Presidente da Academia Barbacenenense de Letras

 

UM POUCO SOBRE A CLÁUDIA CHAVES MARTINS JORGE – Cláudia apresenta-se como uma apaixonada pelas palavras, seus significados, interpretações, hábitos de linguagem e, sobretudo, seus efeitos. Graduada em Letras e Direito, pela Unipac/Barbacena, Mestre em Ciências Jurídicas pela PUC/Rio, iniciou sua trajetória acadêmica como Professora na Faculdade de Direito em Ubá, mudou-se para Juiz de Fora em 2005 e lá permaneceu até 2017. Foi professora e coordenadora de departamento na Faculdade de Direito da Faculdade Metodista Granbery e professora no Instituto Vianna Jr, Estácio de Sá e Doctum.

Durante o Mestrado, pesquisou o significado das palavras nas decisões judiciais, quando conheceu “O Novo Pensamento” – um forte movimento que surgiu nos Estados Unidos por volta de 1.900, com autores como: Oliver Wendell Holmes, Joseph Murphy, Neville Goddard, Napoleon Hill. Aprofundando em seus estudos, tomou conhecimento de uma experiência que demonstra, fisicamente, como todas as coisas e pessoas são impactadas pelas palavras.

Cláudia diz que a escolha de determinadas palavras é capaz de transformar, para melhor, pessoas, ambientes familiares e profissionais.