Sessão da Academia de Letras reverencia Dona Totoca

A Academia Barbacenense de Letras realizou na noite desta sexta-feira (18) uma sessão para homenagear Maria Leite de Castro Coutinho, a Dona Totoca. A reunião acadêmica aconteceu nas dependências da Fundação Porphyria e José Máximo de Magalhães, na Avenida Bias Fortes. Rodrigo Tostes Geoffroy, Presidente da ABL, enfatizou a importância da Academia estar inserida na sociedade, divulgando e participando das eclosões culturais de Barbacena. Aliás, a Apologia apresentada por Ricardo Salim, cadeira Número Sete da ABL, foi no sentido de reverenciar as ações desenvolvidas por Dona Totoca, em seus 103 anos de vida. Além da apologia em forma de um opúsculo distribuído gratuitamente, Ricardo contou histórias e causos envolvendo a homenageada. Com isso, vários amigos se viram motivados e também fizeram uso da palavra para contar passagens envolvendo Maria Leite de Castro Coutinho.

Durante a sessão foi lembrada uma data muito importante: neste sábado (19) é aniversário de nascimento de Plínio Alvarenga, um dos fundadores da ABL e seu primeiro presidente.

FUNDAÇÃO PORPHYRIA – Vinícius Cruz Machado, Presidente da Fundação Porphyria e José Máximo de Magalhães, compondo a mesa dos trabalhos na sessão da ABL usou a palavra para destacar parcerias firmadas e outras que estão por vir. Vinícius enfatizou que o Estatuto da Fundação tem cunho cultural e vem cobrindo uma lacuna existente na cidade de Barbacena. São vários lançamentos de livros e eventos que estão sendo abrigados pela Fundação Porphyria nos últimos tempos.

NOTA DA REDAÇÃO – As fotos da sessão da ABL nesta sexta-feira (18) são da Articulista do Portal Barbacena Online Flávia Siqueira, que também é Diretora de Promoções e Eventos da Rádio Sucesso FM.